Redes Sociais

 

 

Quando conhecíamos alguém nos anos 80 perguntávamos: onde você mora? Já nos anos 90 a pergunta era: qual o seu telefone? Logo depois, qual o seu número do celular? Poucos anos depois e hoje em dia a pergunta mais comum no final da conversa é: Qual o teu Orkut? Ou Facebook ou ainda MSN. Que evolução interessante essa não? Mas, você realmente conhece as redes sociais? Ou mesmo conhece sua real funcionalidade? Ou ao menos qual é a melhor delas para você? Por último, quando foi a última vez que você pegou o telefone para dar os parabéns a alguém antes de fazer a mesma coisa em uma de suas comunidades online?

A 1º rede social do mundo

A idéia das comunidades online agora chamadas de redes sociais não é nova, sua popularização se deu em conjunto com a popularização gradativa da internet com o passar dos anos. A primeira delas surgiu ainda em 1995, foi a classmate.com, mais usada nos EUA e no Canadá, ela foi criada com a intenção de conectar antigos amigos do colégio ou da faculdade. Seu maior problema foi a questão de que para se ter acesso full ao site, era preciso pagar uma taxa. Mas, qual a real definição das chamadas redes sociais? Segundo a Wikipédia, rede social são: grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, vídeos, etc.). Há também a formação de grupos por afinidade, formando comunidades virtuais, com ou sem autorização, e de espaços abertos ou não para discussões, debates e apresentação de temas variados (comunidades, fóruns, sites de relacionamento).

 

Myspace

Agora sim podemos começar a conhecer melhor as mais populares redes sociais presentes hoje no mundo. A maior motivação do sucesso inquestionável com certeza está ligado a “amizade e compartilhamento”, pois, nesse mundo virtual é possível conhecer, se associar, criar, manter, estender, partilhar…pessoas, informações, pensamento, ideias, conhecimento e tudo que você imaginar. As redes sociais encurtaram as distâncias, aproximaram as pessoas e as mantém informadas ainda mais do que se podia imaginar quando a internet surgiu. Hoje é possível ter amigos na Índia, EUA, Japão, França sem nunca ter posto os pés em um desses países, com apenas alguns cliques.

 

Facebook

Então você pode estar se perguntando… Qual a mais popular delas ou mesmo qual a melhor? Com relação a melhor vou logo informando que não existe a “melhor”, no máximo a mais popular, pois, cada uma possui seus pontos fracos e fortes, a resposta da primeira pergunta é o Facebook. Criado em 2004 por Mark Zuckerberg, agora mundialmente famoso depois do lançamento do filme “A rede social” que conta a história da fundação do Facebook, essa rede social é uma febre mundial. De recursos, a rede social de Mark possibilita criar novas amizades, compartilhar vários tipos de arquivos, inclusive fotos e vídeos, divulgar coisas, participar de um tipo de web chat, e muito mais. Ainda é possível “curtir” o que seus amigos estão escrevendo ou fazendo, sendo essa a mais conhecida das funções da rede. Defeito: ela não é muito intuitiva. Abaixo lhes apresento um mapa mundi que mostra em todo o planeta quais as redes sociais mais populares separadas por macro-regiões. É possível perceber duas coisas que mais nos interessa, o Facebook é mesmo o maior e o Orkut o vencedor absoluto no Brasil.

O Orkut, rede social pertencente a gigante Google, também surgiu em 2004 apenas 11 dias antes do Facebook, esta em 4 de fevereiro a outra em 24 de janeiro do mesmo ano. Ela se popularizou muito no nosso país por oferecer principalmente a possibilidade de criar novas amizades facilmente, além de poder compartilhar fotos e vídeos com mais facilidade do que no Facebook. Recentemente ele também foi agregado ao um web chat, um dos seus pontos mais fortes é o fato dele ser mais intuitivo que seu concorrente. Defeito: Limites de amigos, fotos e outros itens. Obviamente existem outras dezenas de recursos que o Orkut e o Facebook oferecem, mas estamos falando dos principais.

TWITTER

Outra rede muito conhecida atualmente é o Twitter, criativo e inteligentemente diferente das mais populares redes, oferece um tipo de serviço diferenciado conhecido com microblog. Funciona assim: você escreve o que está pensando ou se passando em sua vida ou em sua cabeça, e outras pessoas gostam do que você está escrevendo e passam a te “seguir” ou “follow” you. Assim você também pode estabelecer um chat online e ao mesmo tempo compartilhar diversas coisas via twitter. Defeito: compartilhamento essencialmente por links externos.

Do ponto de vista pessoal acho que já entendemos a importância e relevância das redes sociais, mas não se engane, além de sua natureza aparentemente fútil, elas também possuem outras utilidades bem importantes. É possível encontrar um emprego, estabelecer comunicação com parentes e amigos distantes com custo bem reduzido, divulgar produtos e negócios, agilizar o repasse de informações, salvar vidas… não é exagero, algumas vítimas do Tsunami no Japão usaram o Twitter para informar sua localização debaixo do escombros e foram salvas por isso, e até mesmo possui utilidade pública em que o governo divulga informações importantes para a população. Existem até redes sociais voltados para o meio corporativo, são exemplo delas: Linkdln, Praxo, Naymz e outras.

Enfim, obviamente existem outras além das três que falamos, ainda tem o MSM ou Windows Live, o Youtube, Myspace o Flickr e muitas outras. Mas, para finalizar o assunto, abaixo segue uma lista com a descrição e funcionalidades básicas das mais conhecidas redes sociais do mundo na atualidade, ela foi criada pelo pessoal do Easy SEO. Não estranhe o fato do Orkut não estar listado, isso é devido ao fato dele não ser tão popular no mundo como as demais, escolha a sua e aproveite. Ah sim, não deixe de ligar para dar os parabéns para aquela pessoa importante em vez de apenas escrever em seu Twitter, Orkut, Facebook, Flickr… ufa! vai levar bem mais tempo fazer isso por aqui, melhor ligar mesmo.

Fontes: Dica da Web, Easy SEO, CMO.com