Netnografia: Comportamento do consumidor on-line

Da junção das palavras Internet e etnografia, surge o nome desse conceito: Netnografia. Uma técnica de pesquisa de marketing voltada ao público on-line. De acordo com a Wikipédia, a Netnografia começou nos anos 90 no meio acadêmico, mas só no século XXI foram lançados os primeiros serviços.

Mais do que a coleta de dados, a netnografia é um tipo de pesquisa qualitativa que lhe permite identificar e entender as relações de uma rede (relacionamento e compartilhamento), bem como, traçar o perfil de usuários de comunidades, grupos de discussão e mídias sociais, identificando formadores de opinião, influenciadores, especialistas, dentre outros perfis. Com essas informações suas estratégias on-line podem ser ainda mais focadas e personalizadas.

No Brasil, esse tipo de pesquisa ainda não é tão difundido, mas é questão de tempo para que esse tipo de estudo seja incorporado ao dia a dia do profissional de marketing.

Ficou interessado pelo assunto? Clique aqui e conheça um pouco das suas relações e conexões no Facebook!