BMW: Propaganda Subliminar? Queimando Retina? Não, Apenas Criativo!

No final do ano de 2010, a agência de guerrilha francesa Paper Plane criou um comercial da BMW que, sem dúvida, deixou a marca na mente dos consumidores.  Criativo e polêmico, a ação foi realizada nos cinemas onde, durante o comercial um flash rápido gerava um efeito fantasma da marca BMW flutuando diante de seus olhos parecido com o que sentimos quando olhamos para uma fonte luminosa forte por muito tempo. A polemica da ação foi dito por muitos que seria uma tentativa de propaganda subliminar na tentativa de imprimir em nosso cérebro a marca. Esse efeito é o mesmo de quando olhamos muito tempo para o Sol, por exemplo. Quando fechamos os olhos, ainda vemos um grande ponto – isso se você não ficar cego! A BMW usou este efeito para seu benefício, e quando a platéia foi instruída a fechar os olhos, a mágica aconteceu! Subliminar ou não, a ação é muito criativa, diferente e gerou muita mídia espontânea. Os espectadores pareceram bem impressionados com o efeito, que, segundo a agência, não prejudica os olhos.

Veja o vídeo abaixo para entender como funciona, mas não fique triste se quando fechar os olhos só ver preto – o efeito só funciona na sala escura do cinema.

BMW FLASH PROJECTION from Tiago Soares on Vimeo.

Uma imagem posterior ou imagem fantasma é uma ilusão de ótica que se refere a uma imagem continua a aparecer em sua visão após a exposição à imagem original tenha desaparecido. Uma das mais comuns afterimages é o brilho intenso que parece flutuar diante dos olhos depois de olhar para uma fonte de luz durante alguns segundos. O fenômeno da pós-imagens podem estar intimamente relacionadas com a persistência da visão , o que permite uma série rápida de imagens para retratar o movimento, que é a base da animação e cinema .

Se ficarmos olhando para uma imagem durante 20 a 60 segundos e olharmos para um objeto branco, uma pós-imagem negativa irá aparecer (neste caso, sendo ciano em magenta ). Isso também pode ser alcançado se fecharmos os olhos e inclinarmos a cabeça. Fechar os olhos pode ajudar a alcançar uma melhor noção da cor em seu próprio aspecto.

Pós-Imagem vêm em duas formas, negativo (invertida) e positivo (mantendo a cor original). O processo por trás do positivo é desconhecida, embora provavelmente relacionados com a adaptação neural . Por outro lado, pós-imagens negativas são fenômenos da retina e são bem compreendidos.

Uma imagem posterior ou imagem fantasma é uma ilusão de ótica que se refere a uma imagem continua a aparecer em sua visão após a exposição à imagem original tenha desaparecido. Uma das mais comuns é o brilho intenso que parece flutuar diante dos olhos depois de olhar para uma fonte de luz durante alguns segundos. O fenômeno da pós-imagens podem estar intimamente relacionadas com a persistência da visão , o que permite uma série rápida de imagens para retratar o movimento, que é a base da animação e cinema .