As maiores empresas do mundo nas mídias sociais

A Burson-Marsteller lançou recentemente o estudo que descreve a maneira como as 100 maiores empresas do mundo (em receita) segundo o ranking da revista Fortune utilizam as mídias sociais. Foram 48 empresas da Europa, 29 dos Estados Unidos, 20 da Ásia e 3 da América Latina.

Os dados foram coletados entre novembro de 2009 e janeiro de 2010. O resultado é bem interessante.

Segundo a pesquisa:

=> 79% das empresas utilizam pelo menos uma plataforma de mídia social.
=> A maior incidência é na Europa, com 88%, seguida pelos EUA, com 86%.
=> A Oceania é onde houve a menor incidência, com a presença de apenas 50% das empresas.
=> Apenas 20% utilizam as 4 plataformas avaliadas (Twitter, Facebook, Youtube e blogs corporativos).
=> A plataforma mais utilizada é o Twitter, com presença de 65%. Logo em seguida, vem o Facebook (54%), Youtube (50%) e blogs corporativos (33%).
 

Twitter

=> Das empresas que utilizam a ferramenta (65%), a média é de 4,2 contas, sendo que empresas como AT&T, Nokia e Samsung possuem pelo menos 15. Das européias e norte-americanas, mais de 70% utilizam o serviço de microblogging.
=> A menor afinidade está entre os asiáticos (40%), que utilizam, principalmente, para se comunicar com seus stakeholders ocidentais.
=> A média de tweets é de 27 por semana e 38% das empresas reponde às micropostagens de outros usuários.
=> A média de seguidores por empresa é de 1.489, e a de pessoas seguidas é de 731.
 

Facebook

=> Menos popular do que o Twitter (54%),
=> Facebook tem maior aderência nos EUA, onde 69% das empresas possuem uma fan page.
=> Apenas 59% das empresas presentes no Facebook mantém suas páginas ativas, com uma média de 3,8 posts por semana.
=> O números de seguidores é maior do que o do Twitter. A média é de 41.000 seguidores nas fan pages das 100 maiores empresas.
 

YouTube

 => Metade da amostra tem um canal no YouTube. Entre as norte-americanas, 59%, e entre latino americanas apenas 33%.
 => 68% das que possuem um canal possuem atividade freqüente. A média é de 10 vídeos ao mês.
 =>Os vídeos postados por essas empresas tem, em média, 40.000 views por mês.
 

Blogs Corporativos

=> Apenas 1/3 das 100 maiores possui blog corporativo. O número cresce entre as asiáticas, com 50% e cai entre as européias, com apenas 25%.
=> A média de posts mensais é de 7. Entre os asiáticos – que mais utilizam o serviço – é de 14.