As 10 marcas que mais engajaram no Brasil em janeiro/2012

Saiu o relatório do indexSocial relativo a Janeiro de 2012. E com ele percebemos que as marcas estão entendendo que a performance não pode ser medida apenas pelo crescimento puro da marca, mas que é mais importante verificar o crescimento relativo. Prova disso é que vemos no ranking de audiência de Jan/12 as mesmas 10 marcas do ranking de dezembro, com pouquíssimas variações. Guaraná Antarctica, pelo 3º mês consecutivo, lidera esse ranking.

Em relação a engajamento também vemos o efeito de consolidação, com Cerveja Brahma (em seus 4 perfis de futebol) pelo 4º mês consecutivo na liderança. E esse ranking mantém 6 marcas que estavam em dezembro. Porém, essa liderança está pela primeira vez com pouca distância em relação ao segundo lugar, alcançado por Halls. Pela primeira vez essa distância é menor do que 7 pontos, ficando neste mês em menos de 3 pontos.

Uma marca que surpreende é Itaú, no quesito Share de Engajamento, aparecendo no segundo lugar. Essa medida mostra que 10% do total de likes, comentários, retuítes e menções recebidos pelas marcas no mês de janeiro foram do Itaú. Novamente Brahma Futebol lidera esse ranking.

O indexSocial foi lançado em Setembro/11 exatamente para dar essa percepção de que não basta crescer a sua audiência, mas é preciso crescer acima da média. E as marcas que percebem isso e acompanham sua movimentação no dia a dia, terão uma larga uma vantagem competitiva.

 

Fontes:
http://www.indexsocial.com.br/
http://www.blogdeguerrilha.com.br/indexsocial/as-10-marcas-que-mais-engajaram-no-brasil-em-janeiro2012/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+mrmanson+%28MrManson%29